Belo Horizonte - BH Reformas BH - Belo Horizonte - Orçamento Totalmente Gratuito
Atualizado: 4 de ago.
A vida útil de um revestimento de pintura pode variar entre 05 a 07 anos aproximadamente. Isto dependerá de alguns fatores contribuintes para a aceleração da
Degradação das fachadas tais como: primeiramente a qualidade dos serviços ali executados, e em seguida as variações de exposições destas fachadas ao tempo, ao vento, ao sol e às chuvas.
Com o passar do tempo, edifícios com acabamentos em pintura começam a apresentar alguns sinais chamando a atenção para a necessidade da manutenção corretiva e preventiva garantindo assim a saúde da Edificação e sua longevidade.
Mas qual a pergunta mais frequente que tenho recebido dos clientes nos últimos tempo? A pergunta é:
Como deve ou qual a forma mais indicada para a execução dos serviços de tratamento e pintura das fachadas de Edifício?
A resposta inicial é a contratação de empresas especializadas no assunto, com profissionais treinados e que possuam de preferência treinamento em altura para poderem trabalhar de forma adequada e com segurança conforme prevê a NR35 (Trabalho em Altura).
Em seguida os serviços necessários para um trabalho adequado:
01 – Preparo das fachadas para pintura – limpeza do local com escova de pelo, lixamento das fachadas.
02 – Vistoria das fachadas com indicação de pontos de argamassas soltas que precisam ser removidas e refeitas.
03 – Identificação de microfissuras, fissuras e trincas se existirem.
04 – Tratamento das fissuras e trincas – abertura do local com ferramenta adequada formando um veio em V ao longo de toda a extensão da fissura ou trinca. Limpeza do local para a retirada da poeira com pincel de cerdas macias; na sequencia deverá ser aplicado um PU (material a base de Poliuretano) para o fechamento das trincas ou fissuras.
05 – Após a finalização desta fase preliminar, estando agora as fachadas tratadas e limpas, as paredes deverão ser impermeabilizadas de modo a tratar as microfissuras existentes e garantir a proteção de toda a fachada contra as infiltrações das águas das chuvas.
06 – A sugestão é a aplicação de um Vedapren Parede na cor branca ou Similar com aplicação em duas demãos.
Este produto é um material emborrachado, o qual irá preencher os espaços vazios das microfissuras e criar uma película protetora sobre toda a área.
07 – Após a aplicação do impermeabilizante, as fachadas agora estão prontas para a pintura que deverá ser executada com tinta de boa qualidade, primeira linha, ou seja, deverão ser aplicadas duas demãos de látex acrílico na cor preferida.
E assim o processo será finalizado com sucesso e com uma expectativa de aumento da Vida Útil da Edificação.
Renata Araujo é engenheira civil, graduada pela FACENS, pós-graduada pela FAAP, experiência de 21 anos em patologias de concreto, restaurações de fachadas e impermeabilizações.
Fonte Material da revista AETEC nº 29 edição.
Qual é o grande vilão das fachadas prediais?
Muitos acreditam que o grande vilão das fachadas seja a água, porém o sol é o grande responsável pela maior parte das patologias. Pois, ele ocasiona o carregamento térmico, ou seja, a incidência de calor provoca a expansão da estrutura, resultando em trincas, fissuras ou desplacamentos.
Outro ponto importante é a variação do clima. Em um dia de sol muito quente, por exemplo, a fachada estará entre 40°C e 60°C, dependendo da cor da face da edificação. Caso comece a chover repentinamente, essa temperatura vai cair drasticamente, o que exige que o revestimento tenha as propriedades necessárias para aguentar a oscilação.
Também é importante destacar a questão do choque térmico (principalmente no verão). Sendo assim, conforme já missionado, geralmente observamos temperaturas entre 40°C e 60°C na parte externa da edificação, enquanto que a interna está com 20°C em função do ar-condicionado.
Esses fatores causam a expansão e a contração da edificação diariamente e durante todo o seu período de vida útil. Por isso, todos os elementos da fachada precisam ser projetados para suportar tais movimentações.
As paredes externas e sujeitas a batidas de chuva pedem um tratamento especial antes da pintura ou no momento de receber um novo acabamento.
Juntas de Movimentação em Fachadas?
SERVIÇOS RESTAURAÇÃO DE FACHADA
Lavagem de Fachadas:
A Lavagem das fachadas é feita através de hidrojateamento com alta pressão de água e produtos químicos específicos para o tipo de superfície a ser tratada.
Tratamento de Fachadas:
O tratamento de fachada consiste no tratamento de trincas, fissuras e rachaduras, que visam acabar com infiltrações e restaurar a fachada. É fundamental que seja feita a lavagem da fachada antes do tratamento para que este tratamento seja eficaz.
Aplicação de Hidrofugante:
É um produto que visa proteger a superfície contra fungos,limos e a aderência de poeiras e poluentes. É indicado para alguns tipos de superfícies.
Tratamento de Concreto:
O tratamento dessas superfícies visa o lixamento, polimento, aplicação de seladora e posteriormente resina ou verniz Restauração de Tijolo a Vista, Blocos, Pastilhas (vidro, cerâmica e porcelana).
Quartzo/Granilite:
Reparo/Manutenção e instalação do acabamento desejado.
Pintura Externa:
A Pintura externa é um dos tipos de acabamento final a ser aplicado na fachada e deve ser feito somente após todo o tratamento necessário, e utiliza material específico para resistir as variações climáticas.
Textura/Grafiato
São tipos de acabamento final que também são aplicados após o tratamento da fachada; podendo a fachada receber a aplicação desses acabamentos ou apenas receber a restauração.
SERVIÇOS CONSTRUÇÃO E REFORMAS (com infraestrutura completa - Alvenaria, Elétrica e Hidráulica) Galpões, Escritórios, Consultórios, Portarias, Guaritas, Enfermarias, Áreas de Lazer, Playgrounds, Salas em Geral, etc.
Fachada bem pintada com Tinta com acabamento fosco para uso em áreas externas.
Possui alta elasticidade, o que oferece excelente desempenho nos Revestimentos de Fachadas Juntas Invisíveis.
Produto resistente à intempéries, alcalinidade, fungos e algas, com cheiro fraco, baixa retenção de sujeira e excelente adesão.
Desplacamento de cerâmica em fachadas
Falha de maior risco a todos os usuários das edificações. Ao desplacar, as peças cerâmicas caem em queda livre e ganham imensa energia com a altura, provocando grandes estragos aos condomínios e usuários, e dor de cabeça ao síndicos.
9
Trincas e fissuras
Aparentemente inofensivas, as trincas e fissuras são sinal de que houve, principalmente, algum tipo de falha na uniformidade da mistura do concreto.
9
Infiltração
Possivelmente um dos piores vilões da construção civil, a infiltração consiste em estragos causados por água e umidade em excesso.
Especificações de Fachadas
Desempenho, NBR 15.575
As fachadas, ou vedações verticais externas, é o sistema que deve receber a maior atenção dos projetistas e dos construtores. Além dos critérios de desempenho acústico, térmico e lumínico os critérios de estanqueidade e de durabilidade e manutenibilidade possuem muita relevância quando se trata de fachada. Claro que todos os critérios são importantes em todos os sistemas, mas a fachada, por estar exposta a intempéries e também por não ser de fácil manutenção, requer cuidados especiais.
A primeira análise que deve ser feita é a umidade do local, quanto mais úmido mais proteção você deve especificar para preservar tanto o acabamento externo quanto o interno. Em condições extremas a aplicação de tinta acrílica não é o suficiente para alcançar o desempenho mínimo estipulado pela Norma de Desempenho.
A edificação da foto abaixo possui apenas 2 anos e já apresenta várias patologias. As manchas de umidades existentes são devido a exposição da fachada a constante umidade derivada do mar que, devido à baixa proteção oferecida pelo acabamento de pintura, chega até os tijolos que por ser muito poroso a absorve e a retém.
Nos locais onde o reboco foi aplicado sobre a estrutura de concreto as manchas não aparecem, isso porque o concreto não absorve a umidade e a camada de reboco pouco espessa perde a umidade rapidamente com o aquecimento da superfície.
O muro da cobertura possui as duas faces expostas ao ambiente externo, que além de receber mais umidade recebe também mais calor, o que acelera a condensação da umidade, forçando-a a sair dos tijolos, causando as manchas, esfarelamento do reboco e desgaste da pintura.
É comum que as faces internas das vedações externas também sofram com o aparecimento de manchas de umidade e quando há papel de parede fica muito mais evidente, pois o papel de parede fecha todos os poros da parede e não a deixa transpirar.
Facilite a manutenção de fachadas do seu condomínio residencial ou comercial com Renovo Reformas!
Deixe Sua Fachada Deslumbrante e Atraia Mais Clientes Para o Seu Comercio.
Transforme a fachada do seu imóvel de maneira rápida e sem complicações com pintura externa.
Aumente seu fluxo de clientes com um visual moderno e atraente, projetado para destacar o seu negócio e atrair mais atenção!
Por que é fundamental fazer a manutenção das fachadas de edifícios?
Conforme a NBR 5674, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a manutenção é o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e atender as necessidades e segurança dos seus usuários. Por meio de serviços de reparos, consertos e vistorias periódicas, o proprietário consegue conservar e prolongar a vida útil da infraestrutura de uma edificação. “As patologias mais comuns que encontramos nos edifícios comerciais são as fissuras e infiltrações, que podem se tornar graves e comprometer a estrutura”,
A “pintura interna” consiste basicamente na pintura das partes internas de um prédio ou condomínio, dos ambientes comuns de todos os moradores. É uma ótima forma de revitalizar o ambiente público interno (por exemplo, o hall), deixando-o mais harmonioso, além de contribuir com a boa aparência e bom estado das paredes.
Os procedimentos para pintura de prédio devem seguir as regras da Norma Regulamentadora
O que determina essas três normas que direcionam os serviços de pintura em altura?
NR-6: refere-se ao uso dos EPIs
Ela é bem específica, e fala sobre a obrigatoriedade de utilização do EPI, em todo o ambiente de trabalho. Sendo que, devem ser fornecidos pela empresa e de forma gratuita, bem como a instrução quanto ao uso.
Os EPIs devem ser de qualidade, e para garantir a segurança devem estar em perfeita ordem, motivo que exige constante revisão, principalmente antes dos serviços de pintura de prédio.
Os principais EPIs para executar a pintura de fachada predial são:
Cinturões, cordas e cintos de segurança;
Protetores auriculares e abafadores;
Botinas e calçados de segurança;
Luvas de proteção e mangotes;
Máscaras de proteção e filtros de ar;
Óculos de proteção e viseiras;
Capacetes.
NR-18: refere-se as diretrizes administrativas e físicas de segurança
Esta norma, estabelece as diretrizes globais para executar o trabalho com segurança. Com foco nas condições físicas, para que sejam adequadas, tanto no local como no entorno.
E que facilitem a execução da pintura predial pelos colaboradores, durante todo o trabalho.
Além disso, essa norma regulamenta todo o meio ambiente no qual os trabalhadores estarão expostos, ela abrange desde as áreas de convivência comum, até os detalhes, como as áreas que exigem proteção extra contra quedas.
Entre outras situações, onde o empregador deverá estar atento para que nenhum colaborador esteja exposto a risco.
NR-35: análise de risco
Proteção e cuidados extras quando o serviço de pintura de prédio, ultrapassar dois metros de altura, essa é a principal premissa desta norma.
Cabe ao empregador oferecer as devidas garantias para que o serviço seja executado dentro das exigências da norma, no que tange:
Realizar a análise de risco;
Assegurar a avaliação prévia das necessidades especiais para executar a obra, em todos os aspectos, do início até o final;
Preservar atitudes para neutralizar e eliminar qualquer risco que possa surgir no ambiente onde está sendo executado o serviço.
Na verdade, a NR-35 é preventiva e proativa, ela estabelece uma sistemática para que todos os trabalhadores e empregadores estejam cientes das responsabilidades em relação à segurança durante a execução da pintura predial.
Preço de pintura predial por metro quadrado - Orçamento Grátis,
Preço de pintura de fachadas por metro quadrado - Orçamento Grátis,
Preço de Pintura de Fachada - Orçamento Grátis,
Pintura fachada preço m2 - Manutenções Prediais - Orçamento Grátis,
Qual o preço médio do metro quadrado da pintura predial - Orçamento Grátis,
Quanto custa o M² da Pintura Predial - Orçamento Grátis,
Pintura externa predial preço - Orçamento Grátis,
Valor do metro quadrado de pintura predial - Orçamento Grátis,
Valor da pintura de prédio - Orçamento Grátis,
Pintura Interna Predial - Orçamento Grátis,
Pintura Interna Predial,
Está na hora de pintar o prédio - Faça um Orçamento Grátis,
Está na hora de pintar o condomínio - Faça um Orçamento Grátis,
Está na hora de pintar a fachada - Faça um Orçamento Grátis,
Está na hora de pintar o edificação - Faça um Orçamento Grátis,
Está na hora de pintar a empresa - Faça um Orçamento Grátis,
Pintura Comercial e Predial - Orçamento Grátis,
Pintura Interna e Externa - Predial - Residencial e Comercial Orçamento,
ORÇAMENTO TOTALMENTE GRATUITO,
Posts recentes
Ver tudoA reforma de telhado é normalmente feita para corrigir problemas estruturais ou na própria cobertura, bem como para renová-la. De...
Reformas e Pinturas Prediais Orçamento Gratuito em Contagem MG | Pinturas Prediais e Restaurações de Fachadas Prediais Orçamento Gratuito